01 maio 2015

Morar junto ou só?



É um fato: aqueles que dividem seu espaço com outras pessoas, sejam amigos, parceiros afetivos ou familiares, têm a seu favor o fato de terem companhia constante, ou ao menos a "presença" de outras pessoas por perto. (Se bem que "ter alguém por perto" não significa necessariamente estar acompanhado. Muitas vezes as pessoas sentem-se solitárias mesmo morando com alguém, você já percebeu isso?)
Por outro lado, o fato de dividir a casa com outras pessoas acaba gerando a disputa pelo espaço, traz à tona a delicada questão do respeito pela individualidade alheia e tantos outros desafios que a convivência inevitavelmente cria.
Já os que moram sozinhos têm um pouco mais de paz nesse sentido, evitam as famosas discussões sobre organização, divisão de tarefas, administração de pequenas rotinas. Mas em troca dessa paz, precisam aprender a desfrutar de sua própria companhia, sem sentir que isso seja um fracasso, uma punição ou algo digno de pena.
Assim, "morar só" não é para todos. Requer certo amadurecimento, uma boa dose de autoconhecimento e a rara capacidade de encontrar prazer por estar na sua própria companhia. Quanto mais criativa é a pessoa, melhores são as suas chances de se dar bem, pois ela precisará aprender a preencher sozinha os espaços vazios que com certeza serão mais frequentes em sua vida.



Muitas são as formas de atenuar a sensação de solidão. Ter um animalzinho de estimação, desenvolver habilidades artísticas e intelectuais, dedicar-se ao próprio crescimento, reforçar vínculos de amizade e por aí vai. Aliás, as amizades são as mais importantes conquistas daqueles que moram sozinhos. Quanto mais forem capazes de se abrir para o novo, permitindo o desenvolvimento de novos vínculos afetivos, expandindo seu círculo de amigos, mais seguros se sentirão. Pessoas que moram sozinhas precisam umas das outras, quando será que descobrirão isso? Precisam unir-se, ajudar-se, dar-se as mãos! 

E esteja aberto. Não importa o quanto esteja sendo difícil para você, abra-se! Abra-se para novas pessoas. Faça movimentos, não fique esperando que tudo venha até você. Faça a sua parte. Pense que muitas pessoas sentem-se exatamente como você. Às vezes as pessoas não se aproximam umas das outras porque têm medo, medo de serem rejeitadas. É provável que você também sinta esse medo, mas eu lhe digo: tente mesmo assim! As maiores conquistas reservam-se aos mais corajosos. O que você teria a perder afinal?
Com o tempo você construirá uma nova rede de relacionamentos, confie nisso, dê seus passos mas não tenha pressa. Busque qualidade, e não quantidade. "Escolha", mesmo que esteja se sentindo só. Não aceite qualquer vínculo só para fugir da solidão. Isso é carência e não tem um bom final para você.








19 comentários:

  1. Poxan, e pura verdade morar sozinho e ótimo

    ResponderExcluir
  2. dicas incríveis

    ResponderExcluir
  3. ter um animal de estimação muda tudo mesmo

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas vou guardar elas pra quando precisar

    ResponderExcluir
  5. Goxtei, dese tema de postagem

    ResponderExcluir
  6. Sempre quando der vini faz post assim gostei de ler sobre esses assuntos

    ResponderExcluir
  7. gostei do seu texto

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo